Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Cheias no Acre: mais 2 municípios decretam situação de emergência

Cheias no Acre: mais 2 municípios decretam situação de emergência

O governo do Acre divulgou neste domingo (16) que outros dois municípios decretaram situação de emergência após fortes chuvas causarem o aumento do nível dos rios.

A situação na região Norte, devido ao inverno Amazônico, vem causando diversos transtornos aos moradores, muitos deles desabrigados pelas enchentes que invadiram suas residências.

Cidades do Acre ficam inundadas após chuvas; bombeiros foram mobilizados • Felipe Freire/Secom

As cidades afetadas são Tarauacá e Mâncio Lima, onde tanto a região urbana quanto a rural foram comprometidas. Segundo o governo, plantações e a locomoção nas regiões também foram impactadas.

Nas últimas 24 horas, no município de Mâncio Lima, choveu 31 milímetros, causando o transbordamento dos rios Môa e Azul, além de igarapés da região.

Em Tarauacá, o Rio Tarauacá ultrapassou 49 centímetros da cota de transbordo, atingindo a marca de 10,02 metros.

 

Pedido de ajuda

No último dia 10 de março, o estado decretou situação de emergência devido às cheias dos rios Acre, Juruá e Purus, que vêm causando danos às comunidades.

Nesta sexta-feira (14), Rio Branco, capital do estado, também anunciou em Diário Oficial que enfrenta as mesmas condições de emergência.

Em levantamento realizado pela Defesa Civil, mais de mil pessoas foram afetadas diretamente. Dentre elas, mais de 180 estão abrigadas em estruturas organizadas pela capital e estado.

Defesa Civil do Acre presta apoio a pessoas afetadas pelas chuvas
Defesa Civil do Acre presta apoio a pessoas afetadas pelas chuvas • Jean Lopes/CEPDEC

A prefeitura da capital informou que a população acolhida nos abrigos vem sendo atendida com as principais refeições e lanches, além de kits de limpeza, higiene, fraldas para as crianças e também abrigo para animais de estimação.

Decreto oficializado

Após os anúncios de situação de emergência, a expectativa das regiões afetadas é receber um apoio mais concreto do estado e do governo federal para garantir outros subsídios as famílias afetadas e para ajudar na reestruturação da cidade.

Segundo o governo do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vem acompanhando as condições hidrometeorológicas em tempo real.

Enquanto isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) presta suporte às famílias atingidas, e o Corpo de Bombeiros segue atuando nos resgates.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia prende suspeito pela morte de candidato a vereador em MT

A Polícia Civil de Vera (445 km de Cuiabá) prendeu, nessa quinta-feira (17), o segundo…

Vídeo: delegada é acusada de agredir entregador de aplicativo no Pará

Uma delegada agrediu verbalmente um entregador de aplicativo na última quarta-feira (16) em Belém, no…

Policial civil, produtor é roubado em Cuiabá e faz vídeo de alerta

O produtor cultural Walter Luis Matos, conhecido como “Waltinho Produções”, de 48 anos,  foi vítima…