Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Caravana Rumo à COP30: Indígenas se mobilizam para o debate climático

Caravana Rumo à COP30: Indígenas se mobilizam para o debate climático

A Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi) iniciou neste domingo (16) a “Caravana dos Povos Indígenas Rumo à COP30“, uma série de encontros que visam ampliar a participação dos povos originários no debate climático global.

A primeira etapa da iniciativa aconteceu na Aldeia Pykatoti, Terra Indígena Menkragnotire, no distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira, Pará. O trabalho foi encerrado nesta segunda-feira (17).

Fortalecimento das Lideranças Indígenas

A caravana busca sensibilizar, mobilizar e formar lideranças indígenas, promovendo debates e articulações estratégicas para garantir a participação ativa dos povos originários na Conferência da ONU sobre mudanças Climáticas (COP30).

O evento será realizado em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. Segundo Takagmoro Kaiapó, comunicador indígena, o trabalho das comunidades vem pra fortalecer o aprendizado.

“A realização da COP aqui no Brasil, no Pará, é importante. Falando de clima e mudanças climáticas, o centro é o Brasil. Nós, povos indígenas, somos os maiores defensores da natureza”, disse.

Capacitação e Comunicação Indígena

Durante a caravana, estão sendo promovidas oficinas de produção audiovisual para capacitar jovens indígenas a documentar e divulgar suas realidades.

Takakrua Kaiapó, um dos participantes da oficina, ressaltou a importância do aprendizado:

“Com essa oficina, aprendi a usar as ferramentas certas para mostrar a realidade do nosso povo. Agora, podemos registrar o que acontece em nosso território e levar nossa mensagem ao mundo”, detalhou.

Demarcação de Terras: Uma Luta Estratégica

A demarcação de Terras Indígenas é um dos principais temas discutidos na caravana.
Para os povos originários, a proteção de seus territórios é uma das formas mais eficazes de mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Puyr Tembé, secretária da Sepi, destacou a importância da defesa dos territórios indígenas:
“Defender os territórios é defender a vida. Os povos indígenas são os verdadeiros guardiões da floresta e precisam estar no centro das discussões sobre mudanças climáticas.”

Próximas Etapas

O governo do Pará detalhou que a caravana seguirá percorrendo outras comunidades indígenas do Pará.

A ideia é promover mais diálogos e fortalecer a representatividade indígena na luta pela preservação ambiental e contra as mudanças climáticas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ocupante de carro filma morte de motociclista à sua frente em VG

Um homem identificado como Lucicleyton Lincoln de Ramalho Morais, de 25 anos, morreu na tarde…

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC…

Luto…

Morreu nesta sexta-feira (18) o ex-vereador por Rondonópolis Odenil Botelho, aos 88 anos.    …