Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • É verdade que mulheres precisam dormir mais que os homens? Entenda

É verdade que mulheres precisam dormir mais que os homens? Entenda

Uma boa noite de dono é fundamental para a nossa saúde e embora todos precisem de uma quantidade adequada de descanso, pesquisas indicam que as mulheres necessitam de mais tempo de sono do que homens – de 10 a 30 minutos a mais.

E isso acontece por diversos fatores. Estudos realizados por instituições como a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, apontam que o mulheres normalmente executam mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seu cérebro tende a trabalhar de maneira mais complexa ao longo do dia, exigindo um descanso maior para a sua recuperação.

Além da sobrecarga mental, oscilações hormonais, como as variações nos níveis de estrogênio e progesterona ao longo do ciclo menstrual, também influenciam a qualidade e a duração do sono das mulheres.

Embora pareça pouco essa quantidade a mais de sono que as mulheres precisam, a privação pode trazer impactos significativos à saúde, como o risco de depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares e obesidade.

Mulheres também são mais propensas a problemas de sono

Aliado a isso, as mulheres ainda têm 40% mais chances de sofrer de insônia, segundo relatório da Sociedade para a Pesquisa em Saúde da Mulher. Isso acontece devido a fatores como flutuações hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez, pré-menopausa e menopausa.

“As mulheres têm ciclo menstrual, TPM, pode ter cólica menstrual, pode ter uma gestação e, certamente, ela vai entrar na menopausa em algum momento. E cada uma dessas fases da vida, tem peculiaridades, tanto biológicas como psicossociais. Então, esse conjunto de situações faz com que as necessidades e os riscos de problemas de sono sejam diferentes entre os homens e as mulheres”, explica Helena Hachul, ginecologista e médica do Sono, membra da Academia Brasileira do Sono.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism apontou que mulheres com menos horas de sono também apresentam maior predisposição à inflamação e ao estresse, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Apesar das diferenças entre os gêneros, a recomendação geral para um sono saudável varia entre sete e nove horas por noite. No entanto, especialistas destacam que a qualidade do sono é tão importante quanto sua duração.

Práticas como manter um horário regular para dormir, evitar telas antes de se deitar e criar um ambiente propício ao descanso podem ajudar a melhorar a recuperação do organismo durante a noite. Mas não é só isso!

“É importante ter uma boa rotina durante o dia e a noite. Fazer exercício físico, ter horário fixo para comer e fazer suas atividades, não exagerar no trabalho e ficar deitado demais ajudam na hora de dormir. Pessoas que ficam muito tempo deitado na cama ou se fica tirando vários cochilos, perde a pressão para o sono. Não comer muito também antes de dormir e não consumir cafeína à noite ajuda a ter uma boa noite de sono”, acrescenta Hachul.

Técnica militar para dormir rápido: o que é e como funciona

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Colo-Colo pode ser banido por confusão na Libertadores. Entenda

A partida entre Colo-Colo x Fortelza, realizada nesta quinta-feira (10/4), foi cancelada após confusão que…

Morte de moradora de rua no Porto gera reação: “Fatalidade”

A trágica morte de Cleia Lina dos Reis, de 44 anos, atropelada e esmagada por…

Tratamentos para Parkinson: quais são as novas opções no Brasil

A Doença de Parkinson é uma das condições neurodegenerativas mais comuns no mundo, afetando cerca…