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Doutor, seu marketing está com sintomas graves

Médicos e gestores de clínicas ainda acreditam que marketing digital é só postar no Instagram e impulsionar anúncios. Esse erro custa caro. Se sua agenda não está cheia, o problema não é a concorrência, e sim sua estratégia. Consultórios sem um sistema de captação eficiente dependem da sorte. E o digital não funciona assim. Meu primeiro cliente foi um hospital.

 

A maioria dos pacientes pesquisa antes de agendar uma consulta

Quinze anos depois, continuo atendendo médicos e hospitais que entenderam que marketing não é custo, é investimento. Médicos que tratam seu marketing com profissionalismo não competem por preço e não têm agendas vazias.

 

A maioria dos pacientes pesquisa antes de agendar uma consulta. Se seu nome não aparece no Google ou não transmite confiança, ele escolhe outro médico. Marketing não é sobre ter um feed bonito, mas sobre atrair, converter e fidelizar.

 

Você sabe quantos pacientes entraram em contato e nunca mais retornaram? Sabe quantos faltaram à consulta e não receberam um follow-up? Um CRM é a solução para esse problema.

 

O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que organiza contatos, gerencia agendamentos, envia lembretes automáticos e reduz desistências. Sem essa ferramenta, sua clínica perde oportunidades diariamente. Médicos que implementam o CRM conseguem aumentar o faturamento de forma eficiente, sem a necessidade de investir mais em anúncios.

 

Outro ponto crítico: a falta de uma estratégia real de retenção. Se você não tem um plano para manter seus pacientes voltando, está comprometendo o crescimento da sua clínica. A consulta não é o fim do relacionamento, mas o começo. E isso se constrói com nutrição de leads, campanhas personalizadas e um processo contínuo de comunicação. Seu paciente precisa lembrar de você quando precisar de um novo atendimento. Se ele some e nunca mais volta, algo está errado no seu marketing.

 

E se a sua estratégia já é falha, o problema se agrava ainda mais quando você delega o marketing para quem não tem experiência na área. Sua secretária não é vendedora. Ela pode ser excelente na recepção, mas não foi treinada para convencer um paciente indeciso a fechar um procedimento.

 

Você precisa de um time especializado, que entenda como converter leads em consultas. Os closers, profissionais treinados para transformar oportunidades em faturamento, já dominam o mercado médico, garantindo que cada paciente tenha o devido acompanhamento até o fechamento da consulta ou procedimento. Se sua clínica ainda espera que um paciente “resolva sozinho” agendar e comparecer, você está comprometendo seu faturamento.

 

Você pode ignorar esses fatos e continuar esperando que o marketing do seu consultório “se resolva sozinho” ou pode agir. Se você ainda acredita que redes sociais bastam para lotar sua agenda, talvez seja hora de repensar sua estratégia — ou se conformar em ver seus concorrentes assumirem a liderança.

 

RÔMULO RAMPINI é especialista em marketing digital.

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