A colheita da soja está praticamente encerrada na região Centro-Oeste do Brasil. No entanto, a produção não para e os agricultores já estão pensando na próxima safra da oleaginosa. Nesse momento é hora de fazer análise de solo e de comprar os insumos.
A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) desenvolveu um estudo que está sendo apresentado aos agricultores mato-grossenses para que possam planejar a safra 25/26.
Entre os dias 8 e 11 de abril, ocorre a 16ª edição da Parecis SuperAgro, um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso e lá serão disponibilizadas informações técnicas e soluções de alto impacto para a safra.
Durante a feira, realizada no maior chapadão agricultável do mundo, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, os visitantes terão diversos serviços agronômicos que podem ajudar no planejamento da safra.
Muitos destes serviços têm foco na análise de solo, diagnóstico de pragas e doenças, entre outras prioridades para a agricultura. São soluções voltadas para a tomada de decisões estratégicas que elevem a produtividade e a sustentabilidade no campo.
Produção
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja é o principal produto cultivado na 1ª safra. Para este ano, segundo a companhia, a estimativa de produção de 167,4 milhões de toneladas, 13,3% superior à safra passada.
Perspectivas de safra no EUA
No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou a previsão de área plantada para a safra de soja 2025/26. De acordo com o órgão, a expectativa é que sejam cultivados aproximadamente 83,5 milhões de acres (equivalente a 33,8 milhões de hectares), com o início da colheita previsto para setembro de 2025.
Este valor representa uma ligeira redução em relação à estimativa apresentada no Outlook de fevereiro, que apontava para 84 milhões de acres (34 milhões de hectares).
A revisão para baixo, no entanto, não surpreendeu o mercado, que já antecipava uma área menor devido às atuais condições e tendências de mercado.
Condições climáticas
Outro fator que se tornou um desafio para os agricultores sãos as condições climáticas. Dessa forma, a partir de agora, o mercado deverá manter a atenção voltada às previsões para o período de plantio e desenvolvimento da cultura.
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