Search
Close this search box.

A saudade na tricotomia humana

Existe um tipo de saudade que pousa no coração e de lá fica a emocionar a gente com aquele olhar comprido, falando de lugares, pessoas e épocas da vida que jamais serão esquecidas.

 

Age como um espelho que reflete feições conhecidas, paisagens inesquecíveis, tempos idos e momentos vividos. É quando sentimos exalar no ar um perfume etéreo que só a tricotomia divina – a do espírito, da alma e do corpo – reconhece.

 

Ao considerarmos, em teoria, que o ser humano é composto dessas três partes: espírito, corpo e alma, e que cada uma delas tem características e funções próprias, inseparáveis e interconectadas, cremos que somos uma triunidade à semelhança da Trindade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, como Ele nos criou.

 

Assim sendo, nossa parte material, o corpo físico (mortal), é a que nos põe em contato com o exterior através dos sentidos; a alma é a parte que recebe as impressões do mundo externo por meio dos sentidos corporais: visão, audição, olfato, tato e paladar e, portanto, morada das emoções, desejos e sentimentos; o Espírito, sede da razão, moral, intelecto, vontade, pensamento e consciência, é a parte responsável por nossa identificação como criatura divina ao transferir a energia dada pelo sopro de Deus, para que nosso corpo físico receba a alma.

 

Essa interconexão das três partes faz com que a saudade ajude na compreensão da existência como instrumento de Deus e nos mantenha conectados com a realidade. 

 

Marcelo Augusto Portocarrero é engenheiro civil.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Metrô do Rio oferece vacinação contra gripe e sarampo; veja os locais

Quem passar por algumas estações do metrô do Rio nesta quarta (16) e quinta-feira (17)…

Prefeitura abre PAD que pode levar à demissão de ex-vereador

A Prefeitura de Cuiabá instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o ex-vereador Paulo Henrique…

Polícia prende homem flagrado furtando lojas em MT; vídeo

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), cumpriu,…