O delegado Gustavo Belão, titular da GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado), classificou como uma das “mais gravosas do sistema prisional” a fuga de dois membros de uma facção criminosa do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, e Thiago Augusto Falcão de Oliveira, fugiram em 14 de julho de 2023 da unidade prisional, supostamente com a ajuda de dois policiais penais. São eles: Adão Elias Junior, ex-diretor da cadeia, e Léo Márcio da Silva Santos.
A fuga foi investigada na Operação Shadow, deflagrada na segunda-feira (14).
“Uma operação muito importante que visou desarticular esse grupo criminoso responsável por uma das fugas mais gravosas do sistema prisional. Essas lideranças, de acordo com as investigações, fugiram mediante paga, e a forma com que essa fuga aconteceu realmente nos deixou perplexos”, afirmou o delegado.
Na operação, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.
Esquema em VG Delegado vê fuga de presos como uma das mais graves: “Nos deixou perplexos”