Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • “Viver Melhor” é lançado em Várzea Grande com foco na transformação social

“Viver Melhor” é lançado em Várzea Grande com foco na transformação social

A Prefeitura de Várzea Grande celebrou, ontem (16), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Associação Atlética e Cultural Nacional, vinculada ao Mutirum Instituto da Cultura, e com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para a implantação do projeto Viver Melhor, uma iniciativa inédita no Brasil, que terá como primeira sede o município mato-grossense.

O projeto, que inicia oficialmente em maio, durante o aniversário de 158 anos de Várzea Grande, é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, com prioridade para os que cumprem medidas socioeducativas. A sede será o Centro de Convivência Caderno 2, que passará por reformas e adequações, incluindo a construção de uma pista de skate. A estrutura será preparada para receber até 200 crianças e jovens, sendo 90 já identificados em acompanhamento pela rede de assistência social do município com medidas socioeducativas.

Durante a assinatura, realizada na sala de reuniões do gabinete da prefeita Flávia Moretti (PL), autoridades destacaram a importância do projeto, que envolve ações de cultura, esporte, literatura, artes, oficinas e inclusão digital, com o objetivo de promover a dignidade, restaurar vínculos familiares e prevenir a reincidência na criminalidade.

 

“O projeto Viver Melhor representa uma iniciativa essencial para promover a inclusão e a transformação social em Várzea Grande. Parcerias como essa fortalecem as ações do poder público e ampliam o alcance das políticas públicas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente crianças e adolescentes”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

 

Ela ressaltou ainda o pioneirismo da cidade na implantação da iniciativa. “Por ser inédito no Estado de Mato Grosso e no Brasil, é uma honra para Várzea Grande ser escolhida para sediar esse projeto. Serão diversas ações culturais, esportivas, oficinas, tudo voltado a despertar a dignidade e a sensibilidade dessas crianças, para que não retornem à violência. Esse é um presente para Várzea Grande no mês de seu aniversário. Um projeto que vai mudar a cara da cidade”.

 

Idealizador da proposta e autor da emenda parlamentar que viabilizou os recursos, o ex-deputado federal e atual secretário do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Albuquerque, destacou o papel transformador da iniciativa.

 

“Nós pensamos como dialogar e trabalhar com a juventude e a família, como resgatar aqueles que já estão em vulnerabilidade e prevenir que outros sigam esse caminho. O projeto trabalha com mais de 13 oficinas, entre esportes olímpicos como o skate, dança, música, artes marciais, informática, rádio web e mídias digitais. É um projeto estruturante, que resgata, restaura e dialoga com as famílias”.

 

Leonardo também reforçou a importância da gestão municipal na viabilização da proposta.

 

“A prefeita Flávia foi firme, determinada e abraçou o projeto. Fico feliz que Várzea Grande seja o primeiro município do Brasil a implantar essa ideia, que nasceu ainda quando eu era deputado federal. A prefeita fez esse compromisso de reativar o Caderno 2, e agora ele será um espaço de oportunidades para centenas de crianças e adolescentes. Vamos viabilizar recursos para a construção por exemplo dessa pista de skate, comprar computadores e smatphones para profissionalizar também esses jovens”.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, explicou que a Prefeitura atuará como coparticipante do projeto.

 

“Vamos ofertar o espaço do Caderno 2 e outras unidades, se necessário, fomentar os serviços da assistência social, com fortalecimento de vínculos, acompanhamento técnico e matrícula dos participantes. Só no CREAS, temos hoje cerca de 90 adolescentes em medidas socioeducativas.Também acolhemos crianças com deficiência, vítimas de trabalho infantil e acolhidas institucionalmente”.

 

Cristina lembra que a parceria se soma às ações já desenvolvidas no município.

 

“Temos parcerias com instituições como o Instituto Vida Nova, que hoje acolhe mais de 30 crianças e adolescentes. Com o Viver Melhor, vamos potencializar a nossa capacidade de atendimento e ampliar as oportunidades para esses jovens”.

O coordenador do projeto em Brasília, Mário Olímpio, ressaltou o impacto social a ser alcançado:

 

“O Viver Melhor vai além da assistência; ele oferece oportunidades reais de mudança de vida por meio da cultura, do esporte e da educação. Várzea Grande está dando um passo à frente no cuidado com a juventude”. Já a presidente da Associação Atlética e Cultural Nacional, Vlasviane Sacomani, destacou o envolvimento das famílias:

 

“Vamos atuar diretamente com as famílias, fortalecendo vínculos e criando um ambiente de acolhimento e pertencimento. O projeto é uma construção coletiva que valoriza a escuta e a transformação social”.

 

O projeto Viver Melhor será implantado ainda neste primeiro semestre e contará com instrutores qualificados, equipamentos adquiridos com recursos próprios e federais e acompanhamento técnico contínuo. Além de ações educativas, culturais e esportivas, também haverá abordagem preventiva sobre uso de drogas, inclusão digital e açõ

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ocupante de carro filma morte de motociclista à sua frente em VG

Um homem identificado como Lucicleyton Lincoln de Ramalho Morais, de 25 anos, morreu na tarde…

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC…

Luto…

Morreu nesta sexta-feira (18) o ex-vereador por Rondonópolis Odenil Botelho, aos 88 anos.    …