Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Retenção de receita para Ozempic e similares é necessária, diz médico

Retenção de receita para Ozempic e similares é necessária, diz médico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma nova medida que exige a retenção de receita médica para a venda de canetas emagrecedoras, como o Ozempic. A decisão visa melhorar o controle do acesso a esses medicamentos, em resposta ao aumento de eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações aprovadas.

O endocrinologista Fabio Trujillo, presidente da Associação Brasileira de Estudos de Obesidade (Abeso), avalia a medida como necessária. “O Ozempic, que tem como princípio a semaglutida, estava sendo usado de forma abusiva e indiscriminada”, afirma Trujillo. Ele ressalta a diferença entre tratar obesidade e usar o medicamento apenas para emagrecimento estético.

Impactos no tratamento de doenças crônicas

Trujillo expressa preocupação sobre como a nova exigência pode afetar o tratamento contínuo de pacientes com doenças crônicas como diabetes e obesidade. “Minha preocupação maior é o acesso que o paciente terá ao médico para essa renovação da receita, e como será feito o controle”, pondera.

O especialista sugere que uma validade de até 90 dias para as receitas poderia ser mais adequada, evitando dificuldades no acesso ao tratamento. A medida da Anvisa deve entrar em vigor em meados de julho, 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Combate ao mercado paralelo

A decisão da Anvisa também visa combater o mercado paralelo e a manipulação irregular desses medicamentos. Trujillo alerta para os riscos associados a produtos de origem duvidosa: “A gente está vendo contrabando, pessoas sendo presas em aeroportos com canetas. Quando falamos em manipulação, é importante pensar: qual a origem? Será que temos ali a verdadeira medicação que os estudos mostram os benefícios?”

O endocrinologista enfatiza a importância de tratar a obesidade como uma doença crônica, destacando os benefícios desses medicamentos não apenas para o emagrecimento, mas também para o controle do diabetes, pressão arterial e apneia noturna. Ele conclui que o combate ao uso indiscriminado e ao comércio ilegal é fundamental para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Ozempic e remédios similares ajudam a reduzir “ruído alimentar” mental

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Papa Francisco: entenda como AVC pode levar à morte

O papa Francisco morreu aos 88 anos após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC)…

Bruno Henrique: relembre jogadores envolvidos com fraudes em apostas

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, vive um momento delicado fora dos gramados. O jogador…

“Apesar de diferenças, conhecê-lo foi uma honra”, diz Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou, assim como outros líderes mundiais, a morte do…