O município de Matupá, localizado no norte de Mato Grosso, está colhendo os frutos de um trabalho forte e consistente no setor produtivo. As exportações cresceram de forma impressionante e colocaram Matupá entre os gigantes do comércio exterior brasileiro.
De janeiro a março de 2025, de acordo com os números apresentados pelo Ministério da Economia, Matupá movimentou nada menos que US$ 326,91 milhões em exportações — o equivalente a R$ 1,9 bilhão. Isso representa 5,9% de tudo que foi exportado por Mato Grosso no período.
O aumento nas exportações, em relação ao mesmo período do ano passado, é de 65%.
Os índices foram amplamente comemorados pela administração do prefeito Bruno Mena. Afinal, com esse desempenho, Matupá se consolidou como o 4º maior exportador do estado e ocupa agora a 48ª posição no ranking nacional.
Agronegócio em alta
A grande estrela das exportações de Matupá é a soja, que representa 88% do total exportado. A carne bovina aparece em segundo lugar, com 8,9%, seguida pelo milho, com 3% — e vale lembrar que a safra de milho ainda está só começando.
Além disso, Matupá vem estreitando laços comerciais com países como China, Espanha, Argélia, México e Colômbia, fortalecendo sua presença no mercado internacional.
O prefeito Bruno Mena destacou o papel fundamental do setor produtivo e reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade:
“Esse resultado é reflexo direto da força do nosso agronegócio, do empenho dos nossos produtores e empresários, e do ambiente favorável que estamos construindo para os negócios em Matupá. Estamos falando de um município que cresce com responsabilidade, gera oportunidades e mostra ao Brasil e ao mundo o seu potencial. Nosso trabalho continua firme para que Matupá vá ainda mais longe”, pontuou.
A tendência é que, com o avanço da colheita de milho e a continuidade das exportações de soja e carne bovina, Matupá mantenha seu ritmo de crescimento e consolide ainda mais sua posição de destaque no comércio exterior brasileiro.