O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio, disse em entrevista ao MidiaNews, que a tendência na igreja tem sido de continuidade e renovação e que espera que haja uma continuidade do próximo papa ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo papa Francisco à frente da igreja Católica.
O Papa Francisco morreu na última segunda-feira (21)
“É desejável a continuidade, mas não existem dois Franciscos no mundo. Existem pessoas que podem dar continuidade e na Igreja tem sido essa a característica, continuidade e renovação. Fazer memória, não ficar no passado”, disse na última semana, quando a morte de Francisco ainda era somente um temor.
Entretanto, Dom Mário também não descartou a possibilidade de um papa muito diferente ser eleito, com viés mais conservador. O conclave deve acontecer nas próximas semanas no Vaticano.
“Claro, corremos o risco de ser um papa muito diferente, talvez mais ousado não seja tão fácil no mundo de hoje. Não deixamos de ter esperança de que o próximo papa seja realmente alguém que dê continuidade, sobretudo nesse processo de renovação da Igreja”, afirmou.
Veja: