Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Nikolas faz vídeo sobre fraude no INSS e pede mobilização por CPI

Nikolas faz vídeo sobre fraude no INSS e pede mobilização por CPI

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais para se manifestar sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No vídeo, ele descreve o esquema como o “maior escândalo da história do país” e pede pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS.

Veja:

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Pressão da população

No vídeo, Nikolas pede a criação da CPI e que a população pressione os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). “Será nessa comissão que vamos poder investigar mais a fundo e poder colocar na cadeia quem foi responsável por isso”.

Ferreira também rebate que a corrupção é de origem no governo Bolsonaro, relembrando que o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixou o governo Dilma em 2011, quando era ministro do Trabalho, por envolvimento com corrupção.

A estratégia usada por Nikolas desta vez é semelhante a utilizada por ele em vídeo publicado em janeiro deste ano, quando se manifestou sobre a fiscalização do Pix e alcançou mais de 200 milhões de visualizações. No dia 3 de abril, ele publicou um material com o mesmo formato, defendendo a anistia para os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Nos três vídeos — do Pix, da Anistia e do INSS— a estratégia de comunicação adotada pelo parlamentar é parecida. Nikolas aparece com roupa preta em um fundo escuro, com trilha sonora de suspense e discurso direto voltado ao público geral, sempre usando linguagem simples.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF pede mais 60 dias para apurar esquema de venda de sentenças

A Polícia Federal pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, para prorrogar por mais 60…

Motorista morre após capotar caminhão carregado de bois em MT

Um motorista identificado como José Sebastião dos Santos, de 76 anos, morreu na noite de…

Yamal não é reconhecido por turistas e brinca: “Sou Ryan”. Assista

Com apenas 17 anos, Lamine Yamal já é um dos grandes nomes do futebol mundial.…