Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • AML celebra 277 anos de MT com poesia na Casa Aberta

AML celebra 277 anos de MT com poesia na Casa Aberta

Em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, que celebra 277 anos este mês, a Academia Mato-grossense de Letras abre suas portas nesta quinta-feira (08), na Casa Barão, a partir das 18h, em mais uma edição do projeto Casa Aberta. A entrada é livre.  

 

O tema de maio, “…Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso…”, destaca um trecho do nosso hino, escrito por Dom Aquino Corrêa, sócio fundador do Centro Mato-grossense de Letras, que mais tarde passaria a se chamar Academia Mato-grossense de Letras. Fundou ainda o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e ocupou a Cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, além de governador do Estado, em 1919.

 

Nesta edição, além da programação costumeira, o evento inaugura uma parceria desenvolvida entre a AML e a Secretaria de Educação de Mato Grosso. Membros da Academia gravaram vídeos solicitando aos estudantes da rede estadual de ensino que escrevessem poemas com a temática ‘Mato Grosso hoje’, com a finalidade de reproduzir os versos nas paredes centenárias da Casa Barão. Os vídeos chegaram em 70 escolas de Mato Grosso e os versos dos estudantes já estão chegando.   

 

O público que comparecer ao Casa Aberta nesta quinta-feira terá a oportunidade de conhecer em primeira mão poemas da nova geração de poetas de Mato Grosso que vem por aí. Os integrantes da AML estão entusiasmados com o compartilhamento dos versos da juventude mato-grossense, com a inauguração do Mosaico Poético “Mato Grosso hoje”. 

 

Programação

 

Além do Mosaico Poético, a programação do Casa Aberta vai oferecer ao público, ainda, manifestações da cultura urbana (Slam Academia e DJ;  o Papo Acadêmico em torno de MT, com participação dos Imortais Lucinda Persona e João Carlos Vicente Ferreira; e um clipe do Hino de Mato Grosso, produzido pelo Sebrae, com participação de vários artistas mato-grossenses.

 

Papo Acadêmico – imortais convidados

 

Lucinda Persona nasceu em Arapongas (PR), mas veio com a família para Cuiabá em 1965, com 17 anos. É bióloga e professora universitária, além de escritora e poeta. Vem colaborando com jornais, revistas e sites; escrevendo resenhas, contos e crônicas. Sua escrita (poesia e ficção) tem sido objeto de vários estudos especializados e destaca-se como uma das principais autoras da literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Ocupa a cadeira nº 4 da Academia Mato-grossense de Letras.

 

João Carlos Vicente Ferreira, escritor-de-ofício e pesquisador. Nasceu em Santa Cecília do Pavão (PR), mas está radicado em Cuiabá há várias décadas. É atuante em literatura narrativa, e tem experiência em veículos de comunicação, foi empresário no ramo da publicidade. Escreveu livros sobre história, costumes, etimologias, toponímias e biografias nos estados de Mato Grosso, Pará e Paraná. Atualmente é editor da revista mensal Lume MT. Dentre outras instituições, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 27

 

Realização

 

O projeto Casa Aberta é idealizado pela Academia Mato-grossense de Letras com investimento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Mounjaro de pobre“: entenda se psyllium pode emagrecer

Embora seja utilizado há séculos por sua ação em prol do intestino, o psyllium tem…

Blitz prende cinco motociclistas na Av. dos Trabalhadores

Cinco condutores foram presos e 59 motocicletas foram removidas durante a 35ª Edição da Operação…

El Clásico decisivo: Barcelona mira vitória em clássico para selar título

O Barcelona tem neste domingo (11) a chance de aplicar um golpe quase definitivo nas…