Search
Close this search box.

Brasil passa a exportar DDG para a China

Mato Grosso pode ser diretamente beneficiado com a abertura do mercado de DDG — do inglês Dried Distillers Grains — do Brasil para a China, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta terça-feira (13).

O DDG é subproduto da indústria de etanol, proveniente do processo de destilação de grãos, como milho e sorgo. E Mato Grosso é um dos principais produtores de milho do país, com produção estimada em 46,8 milhões de toneladas na safra 2024/2025, segundo levantamento recentemente divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Brasil produziu 4,11 milhões de toneladas de DDG/DDGS na safra 2024/25. Foto: FS/Divulgação

A negociação ocorreu em meio a agenda internacional que o presidente Lula cumpre em diversos países, juntamente com outras autoridades do seu governo.

Leia mais: Lula chega à China após visita à Rússia

A negociação com o país asiático foi comemorada pelo setor do milho como um marco histórico. A demanda chinesa por DDG é expressiva — próxima de 7 milhões de toneladas — voltada à nutrição animal.

O presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, destacou a reaproximação das relações internacionais e governamentais entre Brasil e China.

Lula com presidente da China
O presidente Lula (PT) desembarcou em Pequim, na China, cumprindo agenda internacional. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ele também ressaltou o impacto do cenário geopolítico atual nas negociações, mencionando os tarifaços impostos pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos produtos e países, especialmente à China — fator que, segundo ele, contribuiu para a celeridade do acordo com o Brasil.

“Começamos a trabalhar essa abertura de mercado em 2022. Havia uma expectativa para o final de 2025, talvez até 2026. O momento geopolítico nos ajudou a adiantar esse processo e, com o esforço conjunto da embaixada, do Ministério das Relações Exteriores, dos Adidos Agrícolas, conseguimos vencer mais essa etapa”, destacou Nolasco.

Leia mais: gigante do agronegócio: Mato Grosso representa 30% da produção nacional

Novos mercados

Além da abertura do mercado para o DDG, também foram negociadas exportações de carne de pato, carne de peru, miúdos de frango (coração, fígado e moela) e farelo de amendoim.

Com essas autorizações, o agronegócio brasileiro alcança sua 62ª abertura de mercado em 2025, totalizando 362 novas oportunidades comerciais desde o início de 2023.

  1. 137 anos da abolição: MT registra mais de 6 mil pessoas vítimas de trabalho escravo

  2. Câmara vê ‘inconsistências’ e nega investigar vereador afastado pela Justiça

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sofia, filha de Gugu Liberato, se casa nos Estados Unidos

Sofia Liberato, de 21 anos, filha do saudoso apresentador Gugu Liberato, que morreu em 2019,…

Céline Dion faz aparição após diagnóstico de doença rara e sem cura

A cantora Céline Dion, de 57 anos, fez uma aparição surpresa no Eurovision Song Contest…

Jornada Galápagos reúne jornalistas na CNN para discutir cobertura de saúde

A CNN recebeu na tarde desta quarta-feira (14) um grupo de profissionais de comunicação como…