Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Brasil tem chuvas, calor e friozinho de outono; veja como fica o clima

Brasil tem chuvas, calor e friozinho de outono; veja como fica o clima

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (7/5) será marcada por contrastes climáticos nas diferentes regiões do país. Conforme a projeção do órgão, há alertas para tempestades intensas no Rio Grande do Sul, na Bahia, em Sergipe e em alguns regiões do Norte.

Já no Sudeste, as capitais devem registrar temperaturas amenas típicas do outono, enquanto o interior dos estados apresenta calor acima da média para esta época do ano.

No Nordeste, as chuvas mais intensas devem continuar se concentrando no litoral da Bahia. O Inmet emitiu um alerta laranja, de “perigo”, indicando chuvas fortes de até 100 mm por dia no nordeste do estado, incluindo a capital Salvador.

O órgão adverte para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet também divulgou um aviso de “perigo potencial”, de menor intensidade, um prevendo chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, e ventos fortes de 40 a 60 km/h, abrangendo o extremo-norte do país, passando pelo Acre e chegando ao Centro-Oeste, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Há ainda um alerta de mesma intensidade para o litoral da Bahia e de Sergipe.

Na Região Sul, os temporais devem se intensificar, com maior concentração no Centro-Oeste e no sul do Rio Grande do Sul. Dois alertas foram emitidos para a região: um de nível amarelo e outro de nível laranja, indicando a possibilidade de tempestades com acumulados de até 100 mm por dia.

A instabilidade prevista poderá gerar episódios de tempo severo, com destaque para tempestades localizadas que podem incluir granizo e rajadas de vento.

No estado, a projeção é de que, em algumas localidades, os volumes de chuva alcancem entre 100% e 200% da média climatológica de todo o mês de maio em apenas poucos dias. Mas, diferentemente do que ocorreu no ano passado, não há, até o momento, previsão de eventos climáticos extremos.

Clima de outono

A Região Sudeste segue com tempo predominantemente aberto, mas com presença de nebulosidade e nevoeiros nas primeiras horas da manhã — uma característica típica do outono.

Esse padrão deve persistir nos próximos dias. Com o avanço do dia, as temperaturas sobem gradualmente e há possibilidade de chuvas isoladas, especialmente no final da tarde, devido ao aquecimento e à umidade disponíveis na atmosfera.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ciclista de 55 anos é atropelado por ônibus escolar em Alta Floresta

Um ciclista de 55 anos foi hospitalizado após ser atropelado por um ônibus de transporte…

Bancos e Players do mercado financeiro tentam comprar os ativos do Banco Master

O mercado financeiro está em alvoroço, e o Banco Master, mais uma vez, revela uma…

PSol vai protocolar ação no Supremo Tribunal Federal contra Ramagem

O PSol vai entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo…