Search
Close this search box.
  • Home
  • Esportes
  • Brasileiro e americano duelam no UFC com polêmicas fora do octógono

Brasileiro e americano duelam no UFC com polêmicas fora do octógono

O UFC 314, neste sábado (12/4), promete uma noite de grandes confrontos e momentos marcantes para os fãs de Artes Marciais Mistas (MMA). Um dos duelos mais esperados do evento será entre o brasileiro Jean Silva e o americano Bryce Mitchell, marcado não apenas pela rivalidade esportiva, mas também por uma forte tensão gerada fora do octógono.

1 de 4

Jean Silva enfrenta Bryce Mitchell

Mike Roach/Zuffa LLC

2 de 4

Patrício Pitbull também entra em ação

3 de 4

Bryce Mitchell x Jean Silva

Mike Roach/Zuffa LLC

4 de 4

Diego Lopes (de chapéu) enfrenta campeão

Jeff Bottari/Zuffa LLC

A noite contará também com o brasileiro Diego Lopes enfrentando Alexander Volkanovski valendo cinturão e mais lutadores do Brasil em ação (confira card abaixo).

Jean Silva e Bryce Mitchell se enfrentam na segunda luta do card principal. O brasileiro desafiou o americano após declarações polêmicas de Mitchell, que foram amplamente criticadas.

No dia 30 de janeiro, Mitchell lançou seu podcast Arkansanity (Insanidade de Arkansas, em tradução livre) e causou indignação ao fazer comentários positivos sobre Adolf Hitler, afirmando que “ele era um homem bom”, “que lutava pelo seu país” e sugerindo que gostaria de pescar com ele. Além disso, Mitchell propagou teorias conspiratórias envolvendo a comunidade judaica e a população LGBTQIA +.

A repercussão foi imediata. No dia seguinte, Dana White, presidente do UFC, se pronunciou duramente sobre o caso:

“Já ouvi muitas coisas ignorantes na minha vida, mas essa provavelmente foi a pior. Hitler foi responsável pela morte de seis milhões de judeus e tentou eliminar completamente uma raça. Qualquer um que tente argumentar o contrário é um idiota.”

Apesar da forte reação pública e das críticas de White, o lutador não sofreu punições formais da organização. O presidente do UFC reforçou que, no esporte, as polêmicas podem ser resolvidas dentro do octógono: “Essa é a beleza do nosso negócio. Para todos que odeiam Bryce Mitchell, espero que possam vê-lo apanhar na TV global”, declarou Dana White.

Luta é oficializada

Diante da controvérsia, Jean Silva, um dos principais nomes em ascensão no MMA brasileiro, aproveitou o momento para desafiar Mitchell. No dia 22 de fevereiro, após derrotar Melsik Baghdasaryan de forma brutal, Jean fez o desafio ainda no octógono:

“Tem um cara falando muita besteira, e se o Dana quiser que eu eduque ele, é só colocar o Bryce Mitchell aqui que eu faço isso”, disse Jean. Quatro dias depois, no dia 26 de fevereiro, o UFC confirmou a luta entre os dois para o UFC deste sábado.

Ao Metrópoles, o influenciador de MMA Laerte Viana destaca a inteligência estratégica de Jean ao escolher seu adversário:

“Jean está em ascensão e soube capitalizar a oportunidade. Ele escolheu um oponente que, apesar de tecnicamente competente e bem ranqueado, está com a imagem muito abalada. Isso gerou apoio global para o brasileiro, exceto entre os radicais que concordam com Mitchell. Jean conseguiu atrair atenção para si e se promover da melhor forma possível.”

Treta

No episódio mais acalorado da nova rivalidade, os dois se encontraram pessoalmente na coletiva do evento, em março, e trocaram farpas. Jean, sempre provocador, levou um globo terrestre para ironizar o fato de Mitchell ser um conhecido terraplanista.

A torcida americana ecoou o grito, demonstrando apoio ao brasileiro. Durante todo o evento, Mitchell evitou encarar Jean diretamente, desviando o olhar sempre que possível. Apenas na encarada oficial os dois trocaram olhares de forma mais intensa.

Poucos dias depois, em 17 de março, Bryce voltou a chamar atenção com um relato incomum. Nas redes sociais, afirmou estar sendo atacado por “legiões de demônios” desde a coletiva de imprensa.

“Preciso que todos os meus guerreiros cristãos orem por mim. Todas as noites desde o dia antes da coletiva de imprensa, tenho tido sonhos demoníacos. Legiões de demônios me atacam toda vez que eu durmo, e não consigo ter um sono tranquilo desde aquele dia”, revelou o americano.

Mitchell também acusou Jean de ser “possuído por forças malignas” e afirmou que “Satanás estava usando tentações para enfraquecê-lo antes da luta”. “Não estou apenas lutando contra um homem no dia 12 de abril, estou lutando contra um homem possuído por legiões de demônios”, afirmou.

Jean não deixou barato: “Bryce, duas coisas: isso não são demônios, é só você com medo de me encarar; e sobre as lindas mulheres, você tem um hormônio chamado testosterona, e provavelmente está com problemas com ela. Só esteja preparado para o dia 12 de abril, porque eu estarei”, respondeu o brasileiro.

E antes do combate deste sábado, Jean teve que vencer uma outra dura batalha: contra a balança. O brasileiro sofreu, mas conseguiu bater o peso e a tão esperada luta contra Mitchell foi confirmada.

Brasileiros no card principal

O UFC 314 contará com forte presença brasileira no card principal. Além de Jean Silva, Diego Lopes disputa o cinturão, enquanto Patrício Pitbull faz sua aguardada estreia no UFC. Carlos Prates também estava confirmado no evento, mas sua luta foi cancelada devido à lesão de seu oponente.

Confira as lutas e os cards do UFC 314:

Card principal – a partir de 23h (horário de Brasília)

Alexander Volkanovski x Diego Lopes
Michael Chandler x Paddy Pimblett
Yair Rodríguez x Patrício Pitbull
Bryce Mitchell x Jean Silva
Nikita Krylov x Dominick Reyes

Card preliminar – a partir de 19h (horário de Brasília)

Dan Ige x Sean Woodson
Yan Xiaonan x Virna Jandiroba
Jim Miller x Chase Hooper
Darren Elkins x Julian Erosa
Nora Cornolle x Hailey Cowan
Sedriques Dumas x Michal Oleksiejczuk
Su Mudaerji x Mitch Raposo
Tresean Gore x Marco Tulio

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ocupante de carro filma morte de motociclista à sua frente em VG

Um homem identificado como Lucicleyton Lincoln de Ramalho Morais, de 25 anos, morreu na tarde…

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC…

Luto…

Morreu nesta sexta-feira (18) o ex-vereador por Rondonópolis Odenil Botelho, aos 88 anos.    …