Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Cerca de 50 expositores estarão na 4ª Feira da Agricultura Familiar

Cerca de 50 expositores estarão na 4ª Feira da Agricultura Familiar

Aproximadamente 50 expositores — entre eles produtores rurais, feirantes, artesãos e representantes da gastronomia — estarão reunidos na Praça Alencastro, na 4ª Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária.

 

O evento, organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT), está previsto para começar às 15h e seguir até as 20h, nesta segunda-feira (14).

 

O evento visa incentivar a comercialização direta entre produtores e consumidores, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo rural e a valorização dos produtos locais.

 

“É uma grande oportunidade para conhecer o potencial do que é produzido no nosso município e levar para casa alimentos frescos, como doces caseiros, queijos, temperos, frutas, verduras e muito mais — todos produzidos por pequenos agricultores e cooperativas da região. Todos estão convidados”, destacou o diretor de Agricultura e Abastecimento da SMAT, Renildo França.

 

Peças de artesanato e pratos da gastronomia regional também serão vendidos no local.

 

Considerando o sucesso das edições anteriores, os expositores estão na expectativa de novas realizações.

 

“São produtores de diversas comunidades próximas de Cuiabá, como Três Pedras, Pai Joaquim, Mineira, Marcolana, Terra Vermelha e de outros municípios da região do Vale do Rio Cuiabá — entre eles Acorizal, Santo Antônio, Poconé, entre outros”, revelou o coordenador de feiras da SMAT, Luiz Alberto.

 

Entre eles, há os que comercializam com a Conab, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Portanto, servem de estímulo para que outros produtores, cooperativas e associações ingressem e ampliem seus negócios. Para isso, é necessário que se adequem às políticas públicas.

 

“Por lei, esses programas têm de comprar 30% da produção oriunda da agricultura familiar e, se não houver oferta do produto no nosso município, a compra será feita em outras cidades. Não podemos perder receitas — temos que fortalecer a nossa produção para atender à demanda”, explicou Renildo.

 

Para o secretário de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa, o evento “reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o desenvolvimento sustentável, a economia solidária e o apoio aos trabalhadores do campo, garantindo mais visibilidade e oportunidades para quem produz com dedicação e responsabilidade — e precisa de oportunidade para vender sem atravessadores”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

Talvez você não saiba, mas as unhas são uma extensão da pele, assim como o…

Flamengo x Palmeiras: horário e onde ver o jogo do Brasileiro Feminino

Flamengo e Palmeiras se enfrentam nesta terça-feira (15), às 18h30 (de Brasília) no Luso-Brasileiro. O…

WF reforça oposição ao governo e cobra urgência na votação da Anistia

O senador Wellington Fagundes (PL) reafirmou sua postura de oposição ao governo federal e destacou…