Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Contribuintes podem destinar parte do IR para projetos voltados às crianças e adolescentes

Contribuintes podem destinar parte do IR para projetos voltados às crianças e adolescentes

Com a abertura do prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, ano-base 2024, que se estende até 30 de maio, contribuintes de Várzea Grande têm a oportunidade de transformar parte valores em investimentos para o futuro de crianças e adolescentes.

 

A destinação de até 3% do imposto devido pode ser feita diretamente na declaração para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) municipal, contribuindo para a promoção de direitos e desenvolvimento social.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nelma de Oliveira Neires, destaca a importância da participação dos contribuintes:

 

“Os recursos serão revertidos em ações concretas, promovendo o bem-estar e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes em diversas áreas, como educação, saúde, capacitação profissional e combate ao trabalho infantil”.

 

A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, enfatiza que não há custo adicional para quem opta pela destinação.

 

“Trata-se de um redirecionamento do imposto devido. Em vez de ir para o caixa único da União, o valor fica no Município e beneficia diretamente crianças e adolescentes. Queremos que todos na cidade sejam multiplicadores dessa informação”.

 

A secretária executiva do CMDCA e gestora do FIA, Helenita Maria Dall’Golio, reforça que a fiscalização e a prestação de contas são rigorosas: “Os recursos são administrados com transparência pelo CMDCA e direcionados às organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos nas áreas de cultura, esporte, inclusão social, educação e combate às drogas”.

 

TRANSPARÊNCIA E IMPACTO SOCIAL – Os valores destinados ao FIA são acompanhados e fiscalizados pelo CMDCA, pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público, garantindo que sejam aplicados corretamente em projetos sociais.

 

“Participar dessa iniciativa é uma maneira de garantir que os impostos pagos tenham um impacto direto na melhoria da vida de crianças e adolescentes em Várzea Grande. Não deixe de fazer sua parte: destine parte do seu Imposto de Renda e contribua para um futuro melhor”, convida a secretária Cristina Saito.

 

COMO DESTINAR PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA AO FIA? – Para fazer a destinação, o contribuinte deve optar pelo modelo de declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).

 

O sistema da Receita Federal calculará automaticamente o valor máximo que pode ser destinado. Após a confirmação, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) será gerado e deve ser pago até 31 de maio para que o valor seja validado.

 

Vale lembrar que as doações feitas diretamente na declaração dispensam a necessidade de apresentação de recibo ao CMDCA. No caso de doações feitas separadamente, é necessário solicitar o recibo emitido pelo Conselho para anexá-lo à declaração. “Ao fazer a doação, é essencial solicitar o recibo para garantir a dedução no Imposto de Renda”, lembra Helenita.

 

Os contribuintes que desejam doar diretamente ao Fundo Municipal da Infância e Juventude de Várzea Grande podem realizar a transferência para a conta:

 

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0790

Conta corrente: 102-9

Operação: 006

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Antecipação do 13º beneficiará 34,2 milhões de brasileiros

Ao todo, 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional…

Comissões permanentes da Câmara ratificam emendas ao Orçamento de 2024

As comissões permanentes da Câmara começaram o processo de ratificar as emendas orçamentárias de 2024…

Prefeitura lança campanha inédita de conscientização sobre autismo

Ontem, 2 de abril, data em que se celebrou o Dia Mundial da Conscientização do…