O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (7), é uma data importante para conscientizar e incentivar o mundo inteiro a provocar mais saúde e bem-estar para a população do planeta.
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, é comemorada desde 1950 e costuma trazer a cada ano um tema como foco. Este ano, por exemplo, a campanha global é focada na saúde das gestantes e dos bebês, com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal.
Ter uma vida mais saudável às vezes pode parecer um desafio para as pessoas, que veem um universo muito grande de regras e restrições e podem não saber por onde começar a percorrer sua jornada em busca da saúde. Pensando nisso, a CNN ouviu Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que trouxe uma lista com oito dicas simples para quem quer ter uma vida saudável.
Veja oito dicas simples para ter uma vida mais saudável
1 – Fazer atividade física
“Se mexer todo dia faz bem. Manter atividades físicas regulares reduz doenças cardíacas, diabetes, melhora a saúde mental. Segundo a OMS, o recomendado é fazer 150 minutos de atividade física por semana”, declarou Piccirillo.
2 – Dormir bem
“Se estiver dormindo menos de 6 horas por noite, você aumenta o risco de hipertensão, obesidade e depressão. O ideal é que você tenha uma qualidade de sono, um período de sono adequado, de 7 a 8 horas de sono por noite.”
3 – Aferir a pressão arterial
“A gente tem que medir pelo menos uma vez por ano a pressão arterial. A hipertensão é silenciosa e é um dos principais fatores de risco para a saúde cardiovascular.”
4 – Beber mais água
“Tem que beber muito mais água do que a gente bebe habitualmente. A desidratação afeta a função renal, humor e a concentração. O ideal é que a gente tome de 2 a 2,5 litros por dia. E isso varia de pessoa para pessoa.”
5 – Cuidar da saúde mental
“Você deve cuidar da saúde mental como vai cuidar do seu corpo efetivamente. Controlar a ansiedade e depressão — doenças que são ruins e são tratáveis. Em qualquer sinal de alguma coisa, vale a pena procurar especialista em psiquiatria.”
6 – Não fumar
“Não existe uma dose segura de cigarro. Os cigarros, narguilés, cigarros eletrônicos aumentam risco de infarto, AVC, doenças pulmonares, câncer de pulmão. Parar de fumar é uma dica importantíssima.”
7 – Ter uma alimentação adequada
“A dica é priorizar os alimentos naturais. Nada de frituras, gorduras, alimentos embutidos. Isso ajuda no controle de peso, controle da glicemia e controle do colesterol.”
8 – Fazer check-up preventino
“O check-up é o melhor remédio. Alguns problemas de saúde podem ser diagnosticados antes que a situação seja grave. É importante passar com um clínico, com um cardiologista, com um médico que você conhece para fazer essa bateria de exames e ver como está a sua saúde.”