Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Dr. Kalil: “Pessoa pode emagrecer sem perder peso“, diz educadora física

Dr. Kalil: “Pessoa pode emagrecer sem perder peso“, diz educadora física

O conceito de emagrecimento vai além do número que aparece na balança. Em entrevista ao programa CNN Sinais Vitais, a educadora física Paula Costa esclarece um aparente paradoxo: é possível emagrecer sem perder peso.

“Você pode aumentar a massa muscular, então a pessoa pode emagrecer mesmo sem ter uma mudança significativa na hora que ela se pesa”, explica a especialista.

A afirmação desafia a percepção comum de que o emagrecimento está diretamente ligado à perda de peso.

Segundo Paula, o exercício físico desempenha um papel crucial na mudança da composição corporal, especialmente para indivíduos com obesidade. O foco deve estar na redução do percentual de gordura e do tecido adiposo, não necessariamente no peso total.

A educadora física destaca o impacto positivo do exercício na redução da gordura visceral, um tipo de gordura particularmente prejudicial à saúde. “O exercício tem uma relação muito interessante, tem um impacto muito bacana na redução de gordura visceral”, afirma.

Ela alerta para o risco de frustração quando as pessoas se concentram apenas na perda de peso. Isso pode transformar o exercício em uma experiência negativa, especialmente quando não se vê reflexo imediato do esforço na balança.

Como alternativa, ela sugere criar uma relação positiva com a atividade física ao focar em outros indicadores de saúde, como a redução da circunferência abdominal e o aumento da disposição geral.

Essa abordagem mais abrangente para avaliar o emagrecimento e a saúde pode ajudar a manter a motivação e proporcionar uma visão mais realista dos benefícios da atividade física, além de promover uma relação mais saudável com o exercício e o corpo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

Talvez você não saiba, mas as unhas são uma extensão da pele, assim como o…

Flamengo x Palmeiras: horário e onde ver o jogo do Brasileiro Feminino

Flamengo e Palmeiras se enfrentam nesta terça-feira (15), às 18h30 (de Brasília) no Luso-Brasileiro. O…

WF reforça oposição ao governo e cobra urgência na votação da Anistia

O senador Wellington Fagundes (PL) reafirmou sua postura de oposição ao governo federal e destacou…