A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove o curso “Mídias Sociais e EduComunicaSUS para a Promoção da Saúde” para melhorar as habilidades de comunicação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso desta quarta a sexta-feira (9 a 11.4).
A qualificação também visa ampliar o alcance das ações de saúde pública e combater a desinformação.
“A importância do curso é realizar uma troca de saberes para qualificar os profissionais do SUS sobre o uso estratégico das mídias sociais na promoção da saúde em seus territórios de atuação”, explicou o publicitário sanitarista Isdenil Evangelista da Silva, da ESP.
Segundo Silva, serão realizadas 24 horas de aulas presenciais e seis horas online.
“Serão atividades no local de trabalho a serem disponibilizadas em nosso ambiente virtual de aprendizagem”, destacou.
O primeiro dia de evento reuniu cerca de 130 participantes. Eles foram divididos em cinco grupos de trabalho, tratando diversos temas na comunicação em saúde: comunicação e saúde, mediação, equidade e interculturalidade; comunicação, saúde e mídias; planejamento e comunicação em saúde; comunicação, trabalho, saúde, cibercultura e redes digitais; educação, comunicação, risco, saúde e suas interfaces com a saúde coletiva.
A programação conta com a participação de especialistas na relação entre comunicação, saúde e educação, como os professores: Aluízio Azevedo (Universidade Federal de Mato Grosso/Fiocruz), Mauricio Júnior (Universidade Federal da Bahia), Bruno Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Bruno Olivatto (Universidade Federal da Bahia) e Marcele Paim (Universidade Federal da Bahia).
O curso é uma continuidade do evento online “Círculo de Cultura – Circuito Virtuoso das Mídias Sociais”, realizado em agosto de 2024. Durante as atividades, serão debatidas situações reais enfrentadas pelos trabalhadores em seus territórios.