Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Especialista reforça o uso da máscara em meio a avanço da gripe

Especialista reforça o uso da máscara em meio a avanço da gripe

O uso de máscaras, prática amplamente adotada durante a pandemia de Covid-19, volta a ganhar destaque como medida preventiva eficaz contra a disseminação de doenças respiratórias, incluindo a gripe. Em meio ao aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, especialistas reforçam a importância dessa medida simples, mas eficiente.

Leonardo Bastos, coordenador do InfoGripe da Fiocruz, enfatiza que a máscara é uma ferramenta valiosa na prevenção da transmissão de vírus respiratórios. “A máscara é até mais eficiente quanto a outros vírus, né, porque era para Covid. Então, é muito recomendável, é muito desejável que se a pessoa está com sintomas respiratórios, que ela use máscara para ela evitar passar para outras pessoas”, afirma o especialista.

Proteção coletiva e responsabilidade individual

Bastos ressalta que o uso de máscaras deveria se tornar uma prática cultural, especialmente quando uma pessoa apresenta sintomas respiratórios. Essa atitude não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a saúde coletiva, reduzindo a propagação de doenças infecciosas transmissíveis por via aérea.

“Isso deveria ser uma prática nossa que acaba não sendo, mas deveria ser algo cultural mesmo, porque a gente evita essa transmissão, a gente está falando de doenças infecciosas, doenças transmissíveis e a forma de transmissão é via aérea mesmo. O vírus passa de uma pessoa para outra pelo ar. Então, a máscara tem um papel bem importante nessa proteção”, explica o coordenador.

A recomendação ganha ainda mais relevância diante do aumento de 164% nas internações por SRAG, conforme apontado pelo Boletim InfoGripe da Fiocruz. Este cenário reforça a necessidade de medidas preventivas eficazes para conter o avanço das doenças respiratórias no país.

Usar máscara protege contra poluição e tempo seco? Entenda

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Carabobo x Botafogo: veja as escalações do jogo pela Libertadores

Carabobo e Botafogo estão escalados para a partida desta terça-feira (24), válida pela quarta rodada…

Juiz: médico é agressivo e contumaz em violência nas relações

O juiz Guilherme Carlos Kotovicza, da Vara Única de Guarantã do Norte, afirmou que o…

Especialista detalha avanço nos casos de gripe; entenda como se proteger

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro apresentou…