Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber na Fórmula 1, detonou o carro da equipe suíça após o Grande Prêmio do Bahrein. O brasileiro terminou a etapa 18ª colocação, à frente de Carlos Sainz, da Williams, que abandonou a prova, e do companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. O alemão foi desclassificado da prova por desgaste excessivo da prancha do assoalho.
Questionado sobre as impressões após a corrida, Bortoleto foi direto e revelou dificuldades em manter o ritmo de prova dos adversários. Para o brasileiro, o carro da Sauber se torna “inguiável”’ quando se depara com tráfego na pista.
“A gente, em termos de planejamento de posição, é difícil. Tínhamos visto, na reunião antes de começar a corrida, que talvez desse para ir algumas posições para frente. Quando estamos sozinhos na pista, conseguimos criar um ritmo decente e mantê-lo. Mas, a partir do momento que temos alguém na frente, (o carro) fica inguiável”, iniciou o piloto.
Adiante, Gabriel expôs complicações e relatou falta de aderência do carro na parte final do GP, quando teve problemas para tentar ultrapassar Lance Stroll, da Aston Martin.
“O que dá para perceber é que não dá para passar, como, por exemplo, o Stroll no final. Eu não tinha ritmo nenhum. Fiquei a corrida inteira a menos de um segundo dele, após o Safety Car, fiquei vinte e poucas voltas atrás do cara e não passei. Não dá. Assim que você chega perto, perde total a aderência do carro”, concluiu.
Problema antigo
Bortoleto também afirmou que não é a primeira vez que o carro sofre com problemas. O piloto relembrou dificuldades durante as provas da China e do Japão.
“Isso não é de hoje. A gente viu isso na China, no Japão, na primeira volta. Agora, quero sentar e analisar com a equipe o que dá para melhorar”, disse.
Gabriel, por fim, disse que o desempenho é inaceitável. Desapontado, o piloto finalizou afirmando que “é triste” não conseguir bons resultados.
“Realmente, corridas como hoje não podem acontecer. É inaceitável. É até triste você estar correndo naquela posição sabendo que não é aquilo que vocês merecem”, concluiu Bortoleto.
Próxima etapa
Os carros da Fórmula 1 voltam às pistas nesta semana. A partir de sexta-feira (18) tem início o Grande Prêmio da Arábia Saudita, a quinta etapa da temporada. A prova será disputada no Circuito de Jidá, que tem 6,1 quilômetros de extensão.