Search
Close this search box.
  • Home
  • Agronegocio
  • gergelim é aposta de MT para ampliar exportações à China

gergelim é aposta de MT para ampliar exportações à China

Em meio à liderança na produção de grãos, Mato Grosso possui uma ‘semente de ouro’ que ganha cada vez mais espaço no mercado internacional. Trata-se do gergelim, que vem roubando o lugar do girassol e promete impulsionar as exportações para a China na safra 2024/25.

Gergelim ganha espaço e é aposta das exportações mato-grossenses nesta safra. (Foto: Reprodução)

Gergelim, a semente de ouro

Nesta nova safra, Mato Grosso deve colher mais de 98 milhões de toneladas de grãos, ficando responsável por 30% da produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No estado, o girassol tem perdido espaço na safra 24/25 devido à redução na área de plantio e competição com outras culturas, como milho, feijão e o gergelim.

A explicação para a mudança no cenário é pelo fato de que essas culturas têm apresentado maiores retornos comerciais, melhor logística de vendas e boa adaptação climática, como explica a Conab em seu 5º levantamento de safra, divulgado em fevereiro deste ano.

Com expectativa nas alturas, o gergelim acabou atraindo olhares do governo chinês, que autorizou a habilitação das primeiras 21 empresas brasileiras para exportação da semente, no início de 2025.

A China é a maior importadora global do produto, respondendo por mais de 38% do consumo mundial de gergelim, o que demonstra o potencial do país como mercado estratégico do agronegócio brasileiro.

Para se ter uma ideia, em 2023, a China importou US$ 1,53 bilhão em gergelim, reflexo da alta demanda da semente no país chinês.

Apesar da recente habilitação das empresas exportadoras, a conquista do mercado chinês aconteceu no fim do ano passado, quando o presidente Xi Jinping visitou o Brasil.

Gergelim é rico em magnésio e pode ajudar no controle da pressão arterial. (Foto: Ilustrativa)
Gergelim é rico em magnésio e pode ajudar no controle da pressão arterial. (Foto: Ilustrativa)

Hoje, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países que mais exportam gergelim, representando 5,31% do comércio global, tendo Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins como os principais estados fornecedores da semente, segundo o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).

Em 2024, Mato Grosso foi responsável por 64% das exportações brasileiras da oleaginosa, movimentando R$ 1,3 bilhão e enviando o produto para 26 países, incluindo Índia, México, Vietnã e Egito.

Benefícios à saúde

As sementes de gergelim são ricas em magnésio, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Além disso, lignanas, vitamina E e outros antioxidantes nas sementes da oleaginosa podem ajudar a prevenir o acúmulo de placa nas artérias, potencialmente mantendo uma pressão arterial saudável.

  1. Gigante do agronegócio: Mato Grosso representa 30% da produção nacional

  2. Produção de gergelim em MT pode ser impulsionada com tecnologia

  3. MT deve produzir mais de 60% da safra de gergelim de todo o país este ano

  4. 4 sementes para você incluir na sua alimentação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Van Damme nega envolvimento com vítimas de tráfico humano

Uma semana após ser acusado de envolvimento em um esquema de exploração sexual ligado ao…

Gustavo Gómez é pilar defensivo do Palmeiras para jogo com Vasco no DF

O duelo entre Vasco e Palmeiras terá grandes jogadores em campo. Uma das lideranças do…

Marcello Novaes volta à TV em papel de vilão na Globo

“Dona de Mim” chega à grade das 19h da TV Globo a partir de 28…