O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta segunda-feira (5/5), à nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Ela substitui Cida Gonçalves, que enfrenta denúncias de assédio moral e racismo por parte de servidores da pasta.
Na rede social X, o petista publicou foto (em destaque) dando boas-vindas para a nova ministra das Mulheres ao lado de Gleisi Hoffmann, chefe da articulação política do governo Lula (PT), e de Cida Gonçalves. Márcia Lopes é ex-ministra do Desenvolvimento Social, assistente social e professora.
Leia também
-
Brasil
Lula demite Cida Gonçalves e dá posse a Márcia Lopes
-
Brasil
Novo ministro encontra Lula, mas reunião sobre INSS fica para depois
-
Brasil
INSS: com queda de Lupi, governo tenta conter sangria de nova crise
-
Igor Gadelha
Gleisi entra em campo após a demissão de Lupi
Na última sexta-feira (2/5), Cida participou de reunião com o presidente, no Palácio do Planalto, quando a saída do governo foi acertada. A exoneração e a nomeação devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda-feira.




Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres do governo Lula
Reprodução
Ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
Hugo Barreto/Metrópoles
A ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
José Cruz / Ag. Brasil
Cida deixa o Ministério das Mulheres
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A agora ex-chefe da pasta, que não é ligada a nenhum partido político, entrou na mira de petistas
Patrick Grosner Audiovisual/PR
Quem é Márcia Lopes
Formada em serviço social, a nova ministra é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante os primeiros mandatos de Lula e, em 2010, na gestão Dilma Rousseff (PT), assumiu a titularidade da pasta.
Ex-vereadora de Londrina (PR), Márcia Lopes concorreu à prefeitura da cidade em 2012, quando ficou em terceiro lugar. Em 2022, ela fez parte da equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.