Search
Close this search box.

operação do Ibama mira cultivo ilegal em MT

Uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou soja cultivada em áreas desmatadas ilegalmente no norte de Mato Grosso. Na operação, que começou em fevereiro, o órgão apreendeu 72 toneladas de grãos, 27 máquinas agrícolas e aplicou R$ 67 milhões em multas.

A ação ocorreu em diversas propriedades onde o desmatamento irregular tem sido usado para abrir espaço ao cultivo da soja, prática que acelera a destruição ambiental na região.

Ibama apreende máquinas agrícolas e carga ilegal de soja em cidades de MT. Foto: Ibama

Desde o início da operação, fiscais do Ibama percorreram 12 mil hectares, fiscalizando lavouras plantadas onde antes havia vegetação nativa. As apreensões ocorreram em fazendas nos municípios de União do Sul, Ipiranga do Norte, Cláudia, Feliz Natal e Nova Ubiratã.

Em uma das propriedades, localizada em Ipiranga do Norte, os agentes encontraram 1.200 hectares desmatados ilegalmente, onde a soja já estava sendo cultivada. No local, foram apreendidas sete máquinas agrícolas e 72 quilos de soja.

Vídeos registrados pela equipe de fiscalização mostram a chegada dos agentes do Ibama a uma das áreas embargadas. Imagens aéreas revelam a extensão da destruição da floresta para a plantação de grãos. Assista no fim da matéria.

Operacao Ibama
Foto: Ibama

Os grãos apreendidos serão doados para programas sociais, enquanto as máquinas confiscadas serão entregues à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão responsável pelo armazenamento e distribuição de alimentos no país.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, reforçou que a operação busca impedir o uso de terras desmatadas ilegalmente e garantir a recuperação ambiental:

“Quando uma área desmatada ilegalmente recebe um termo de embargo, ela fica impedida de ser utilizada. A ideia é justamente promover a recuperação ambiental e evitar que novas infrações ocorram”, disse.

Além das apreensões e multas, o Ibama alerta que quem compra soja ou outros produtos cultivados em áreas desmatadas ilegalmente também pode ser punido.

Veja vídeo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Van Damme nega envolvimento com vítimas de tráfico humano

Uma semana após ser acusado de envolvimento em um esquema de exploração sexual ligado ao…

Gustavo Gómez é pilar defensivo do Palmeiras para jogo com Vasco no DF

O duelo entre Vasco e Palmeiras terá grandes jogadores em campo. Uma das lideranças do…

Marcello Novaes volta à TV em papel de vilão na Globo

“Dona de Mim” chega à grade das 19h da TV Globo a partir de 28…