Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • PF prende suspeito por desmatamento e invasão de terras no Amazonas

PF prende suspeito por desmatamento e invasão de terras no Amazonas

A Polícia Federal, em colaboração com o IBAMA, deflagrou a Operação Máscara Rural nesta quarta-feira (12), visando combater crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro na cidade de Apuí, no Amazonas.

A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e na prisão preventiva de um ex-vice-prefeito, que também atuou como Secretário de Planejamento e Assistência Social do município.

A investigação começou a partir do cruzamento de dados de alertas de programas periciais avançados, que identificaram movimentações financeiras atípicas do investigado, incompatíveis com sua capacidade econômica.

Relatórios policiais apontaram transferências suspeitas para pessoas físicas e jurídicas, saques e depósitos sem origem identificada, além de operações com indivíduos suspeitos e movimentações de altos valores sem justificativa.

Imagens de satélite revelaram um intenso desmatamento em propriedade rural do investigado, ocorrido em agosto de 2024, abrangendo áreas embargadas pelo IBAMA e regiões adjacentes. A perícia constatou um dano ambiental superior a R$ 19 milhões.

Além dos mandados judiciais, a operação prevê o sequestro de bens do investigado no valor do prejuízo ambiental estimado. Os crimes apurados incluem desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, com penas que, somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil cumpre 75 ordens judiciais contra facção criminosa que movimentou mais de R$ 50 milhões com o tráfico

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4.4), a Operação Fruto…

Lula condecora cacique Raoni em visita a aldeia no Xingu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja, nesta sexta-feira, à terra indígena Capoto-Jarina,…

Empresário morre baleado em troca de tiros com suspeitos em MT

Um empresário, identificado como José Cícero Mota da Silva, de 41 anos, morreu na noite…