A Vigilância Sanitária de Cuiabá, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (24) o 1º “Workshop de Resultados da Operação de Monitoramentos em Supermercados”. Participaram empresários e representantes comerciais de supermercados.
O evento ocorreu na sede do auditório da Procuradoria Geral de Justiça, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
As fiscalizações, iniciadas em abril de 2024 e concluídas em fevereiro, avaliaram as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Aqueles com irregularidades, receberam prazos para se adequar às normas sanitárias.
Durante o evento, fiscais da Vigilância Sanitária abordaram temas relacionados a boas práticas em alimentos para evitar contaminações, ações para controle de vetores e pragas urbanas, a segurança alimentar e a política nacional de resíduos sólidos.
O gerente de vigilância em produtos e serviços da Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco, avaliou o evento como uma oportunidade de diálogo da Secretaria Municipal de Saúde com o empresariado.
“A nossa missão é prevenir riscos para a saúde do trabalhador e do meio ambiente. Esse trabalho identifica quais são as soluções para a prestação destes serviços de produtos alimentícios tão essenciais a economia”.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Marilena Aburad de França Nunes, destaca a importância da colaboração dos supermercados para garantir um ambiente seguro aos consumidores, conforme estabelecido pela RDC (Regulamento Técnico de Boas Práticas 216/2004 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Alessandro Morbeck, elogiou a realização do evento e a iniciativa da Vigilância Sanitária de Cuiabá em proceder com orientações de boas práticas aos proprietários de supermercados.
“Nosso objetivo é assegurar que os estabelecimentos operem de maneira segura e higiênica, protegendo a saúde e o bem-estar da população. A fiscalização desempenha um papel educativo e preventivo, e este evento será uma oportunidade para dialogarmos com os supermercadistas sobre as melhorias necessárias”, pontua.