A psicanalista Maria de Lourdes Turbino lança seu segundo livro, Elis Regina – arte e brasilidade: uma perspectiva psicanalítica, na próxima sexta-feira (09), na Academia Mato-Grossense de Letras, a partir das 19h.
A obra sai pela Editora Escuta, especializada em temas como psicanálise, psicologia, psiquiatria e filosofia — a mesma editora que publicou, em 2022, o primeiro livro da autora, Dor e luto na histeria feminina.
Maria Turbino nasceu em Estiva (MG), mas está radicada em Cuiabá há 50 anos.
“Sou apaixonada pela psicologia e estudiosa da ciência psicanálise – então, seguindo a trilha de Freud, resolvi investigar o poder que a arte exerce no psiquismo das pessoas; sendo admiradora da voz e do talento da cantora Elis Regina, elegi as suas biografias como objeto de estudo”, informa a autora.
Segundo ela, por meio da voz, Elis Regina conseguiu atingir culturalmente todas as regiões brasileiras.
O lançamento do livro será também espaço para a contribuição da professora doutora Yasmin Nadaf, da Academia Mato-Grossense de Letras, pesquisadora na área da literatura feminina, que disponibilizará seu acervo de revistas contemporâneas com informações valiosas sobre Elis Regina, através da exposição O espaço e o tempo de Elis Regina, durante o evento.
O livro
A obra traz elementos introdutórios e complementares que enriquecem a experiência do leitor.
“Com muita agilidade artística e precisão científica nas observações, Maria de Lourdes nos oferece a visão psicanalítica de uma personagem ícone da música brasileira, que revela um momento de muita criação e especificidade da cultura que essa música representava — e eternamente representa”, afirmou Arnaldo Chuster, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Segundo o professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, economista, historiador e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, “a autora, com olhar psicanalítico, mergulha no mundo encantado da grande estrela da canção popular brasileira: Elis Regina”.
O historiador e advogado Sebastião Carlos, também membro da Academia, classificou a obra como “fascinante”.
“A psicanalista Maria de Lourdes Turbino, que já dera ao leitor especializado Dor e luto na histeria feminina (Escuta, 2022), oferece agora a um público mais amplo e diversificado este trabalho fascinante, pois o faz de uma perspectiva pouco usual em se tratando de ídolos populares”, afirmou.
A autora
Maria de Lourdes Turbino tem doutorado e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e tem formação em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). É também membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Para além da psicanálise e áreas afins, é graduada em Pedagogia e Serviço Social pela UFMT.