Estreia no próximo dia 13 de março nos cinemas brasileiros o filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro e inspirado na inacreditável história de Joana da Paz.
Aos 80 anos, a idosa alagoana gravou em segredo o tráfico de drogas em Copacabana e acabou desmascarando uma rede de corrupção entre traficantes e policiais.
Com a segurança ameaçada, ela foi incluída no Programa de Proteção à Testemunha e passou a viver sob nova identidade: Vitória.
O que poucos sabem é que, durante esse período, ela teve uma passagem discreta por Mato Grosso antes de se estabelecer em Salvador, onde faleceu em 2023.
A corajosa Joana entregou as gravações às autoridades em 2004, e no ano seguinte, suas denúncias foram reveladas em uma série de reportagens do jornal Extra.
Em abril de 2006, no entanto, decidiu se afastar do programa e viajou para a Itália, onde visitou um sobrinho. Ao retornar ao Brasil, escolheu passar um tempo em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, onde reencontrou seu irmão mais velho após quase 40 anos.

O repórter Fábio Gusmão, que acompanhava sua história, viajou até a cidade mato-grossense para convencê-la a voltar para o programa. Joana aceitou e foi encaminhada para Salvador, onde finalmente encontrou um lar definitivo.
Ali, comprou um apartamento e construiu uma nova rede de amizades, mantendo sua identidade em sigilo até seu falecimento, aos 97 anos.

Para preservar a segurança dos envolvidos, algumas alterações foram feitas na adaptação cinematográfica. No filme, Joana da Paz passa a se chamar Josefina, e sua origem também foi modificada, sendo retratada como mineira em vez de alagoana. Outras mudanças sutis nos personagens foram implementadas para proteger suas identidades reais.

Com direção de Andrucha Waddington e produção da Globoplay em parceria com a Conspiração, Vitória promete emocionar o público ao contar a saga de uma mulher comum que teve coragem de enfrentar o crime organizado.
Mais do que um thriller baseado em fatos reais, o longa resgata a memória de Joana da Paz, uma heroína anônima que passou por diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, em sua luta por justiça.
-
Alvo de operação tenta tomar arma de policial e é morto em Barra do Garças