Search
Close this search box.

Qual a relação de MT com mulher que mudou de nome após denunciar crimes no RJ

Estreia no próximo dia 13 de março nos cinemas brasileiros o filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro e inspirado na inacreditável história de Joana da Paz.

Aos 80 anos, a idosa alagoana gravou em segredo o tráfico de drogas em Copacabana e acabou desmascarando uma rede de corrupção entre traficantes e policiais.

Com a segurança ameaçada, ela foi incluída no Programa de Proteção à Testemunha e passou a viver sob nova identidade: Vitória.

O que poucos sabem é que, durante esse período, ela teve uma passagem discreta por Mato Grosso antes de se estabelecer em Salvador, onde faleceu em 2023.

Fernanda Montenegro como Josefina e Joana da Paz. (Foto: Reprodução)

A corajosa Joana entregou as gravações às autoridades em 2004, e no ano seguinte, suas denúncias foram reveladas em uma série de reportagens do jornal Extra.

Em abril de 2006, no entanto, decidiu se afastar do programa e viajou para a Itália, onde visitou um sobrinho. Ao retornar ao Brasil, escolheu passar um tempo em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, onde reencontrou seu irmão mais velho após quase 40 anos.

joana da paz
Joana da Paz passou um tempo em Mato Grosso. (Foto: Reprodução)

O repórter Fábio Gusmão, que acompanhava sua história, viajou até a cidade mato-grossense para convencê-la a voltar para o programa. Joana aceitou e foi encaminhada para Salvador, onde finalmente encontrou um lar definitivo.

Ali, comprou um apartamento e construiu uma nova rede de amizades, mantendo sua identidade em sigilo até seu falecimento, aos 97 anos.

fabio e joana da paz
Joana da Paz e o repórter Fábio Gusmão. (Foto: Reprodução)

Para preservar a segurança dos envolvidos, algumas alterações foram feitas na adaptação cinematográfica. No filme, Joana da Paz passa a se chamar Josefina, e sua origem também foi modificada, sendo retratada como mineira em vez de alagoana. Outras mudanças sutis nos personagens foram implementadas para proteger suas identidades reais.

filme vitoria
Trecho do filme ‘Vitória’. (Foto: Reprodução)

Com direção de Andrucha Waddington e produção da Globoplay em parceria com a Conspiração, Vitória promete emocionar o público ao contar a saga de uma mulher comum que teve coragem de enfrentar o crime organizado.

Mais do que um thriller baseado em fatos reais, o longa resgata a memória de Joana da Paz, uma heroína anônima que passou por diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, em sua luta por justiça.

  1. Alvo de operação tenta tomar arma de policial e é morto em Barra do Garças

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil cumpre 75 ordens judiciais contra facção criminosa que movimentou mais de R$ 50 milhões com o tráfico

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4.4), a Operação Fruto…

Lula condecora cacique Raoni em visita a aldeia no Xingu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja, nesta sexta-feira, à terra indígena Capoto-Jarina,…

Empresário morre baleado em troca de tiros com suspeitos em MT

Um empresário, identificado como José Cícero Mota da Silva, de 41 anos, morreu na noite…