O encontro da atriz norte-americana Angelina Jolie com o líder indígena Raoni Metuktire, na tarde de quarta-feira (2), abordou temas ambientais como desmatamento e garimpo ilegal na região do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
Nossa luta pela proteção do nosso território é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós
Ativista humanitária, Angelina veio ao estado por meio da organização de preservação ambiental Re:Wild, fundada pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio.
Durante a visita, Angelina se reuniu com o líder da etnia Kayapó na aldeia Piaraçu, localizada no território indígena Capoto-Jarina. Eles conversaram na presença de lideranças indígenas questões prioritárias para a comunidade.
Entre os temas abordados estavam o desmatamento ilegal, o garimpo na região e a expansão do agronegócio no território indígena.
Por meio de nota, o Instituto Raoni afirmou que, com a visita, a atriz teve a oportunidade de conhecer o modo de vida tradicional dos povos originários na aldeia Piaraçu.
“Nossa luta pela proteção do nosso território e cultura é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa luta”, disse o instituto.
Fotografias tiradas no local mostram o encontro da atriz com a comunidade. Vídeos da visita também foram feitos e divulgados nas redes sociais.
Além de Angelina, estiveram presentes na visita o ativista da Re:Wild, Rodrigo Medeiros e o fundador do festival Lollapalooza Perry Farrell, que é vocalista da banda Jane’s Addiction.
Veja vídeos e fotos:
Leia mais
Angelina Jolie visita Xingu e se reúne com líder indígena; veja