No Brasil, 34,2% das escolas não desenvolvem ações na área de educação ambiental. A informação foi levantada pelo Metrópoles nos microdados do Censo Escolar de 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início deste mês. Em números absolutos, são 119.106 unidades de ensino sem as ações neste campo do ensino e 61.959 este tipo de atividade.
A informação sobre a educação ambiental vem à tona diante da proximidade de o Brasil sediar o maior encontro ambiental do Planeta. Belém recebe de 10 de novembro a 21 de novembro deste ano a Conferência das Partes (COP30) que visa a discutir soluções para a emergência climática.
Mais sobre educação ambiental
- Brasil tem 61.959 escolas sem atividades de educação ambiental.
- Unidades de ensino também apresentam deficiência na infraestrutura relacionada à sustentabilidade como baixo número de unidades de ensino com energia renovável.
- A cidade de Belém recebe a COP no mês de novembro. Evento global vai discutir formas de amenizar as consequências da crise climática e também soluções de adaptação.
Se por um lado, o fato de haver uma porção importante das unidades de ensino sem atividades voltadas para a questão ambiental, a inclusão destas questões no Censo denota uma sinalização de que a questão é importante para o governo federal. Esta é a primeira vez que há um grupo de perguntas sobre o tema no questionário.
A educadora e bióloga Mônica Passarinho, explica que a legislação brasileira traz a educação ambiental como algo que é “transversal e deve estar presente ao longo de todo o ensino”.
“Essa proposta, por aproximar as crianças e os jovens do ambiente natural, tem a intencionalidade de manter viva essa memória de que nós também somos natureza e isso vai corroborar para que esse vínculo seja mantido ao longo de toda a vida. Então, por exemplo, se você conversar com vários ativistas ambientais, você vai ver um padrão de que essas pessoas, quando eram crianças, tiveram muitas experiências positivas com a natureza”, explica a pedagoga.
Ela reforça que adotar essa educação dá a oportunidade de desenvolver essa consciência a respeito da vida em todas as suas formas e o compromisso em restaurar e regenerar.
“Essa educação também está relacionado com o reconhecimento dos povos indígenas e matriz africana no território brasileiro e percebendo que por conta deles a gente ainda tem terras conservadas. Ter uma boa educação ambiental permite que exista uma reparação histórica no país exista e que as políticas públicas sejam desenvolvidas”.
Embora a situação atual da educação ambiental nas escolas não seja resultado apenas do trabalho do atual governo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se elegeu tendo como uma das propostas promover o desenvolvimento de uma transição para a bioeconomia. A proposta foi materializada pelo Plano de Transformação Ecológica (PTE) ancorado no Ministério da Fazenda.
Outras questões de sustentabilidade
A sustentabilidade relacionada às escolas não se restringe apenas à questão pedagógica. Dados sobre a infraestrutura e a operacionalização dos estabelecimentos também revelam lacunas. Há número importante de unidades com problemas na destinação do lixo e do esgoto, bem como ausência de áreas com vegetação ou gramado.
As unidades escolares com gramado ou área verde, por exemplo, chegam a apenas 35% do total e o esgotamento sanitário por fossa está presente em 40,9% delas, ou seja, não há integração com a rede pública de coleta e tratamento do esgoto. A energia é um ponto menos presente nas escolas, atendendo apenas 3,2% do total.
Diretora do projeto “Criança aventureira: pelas maravilhas naturais do Brasil”, que atua com crianças a partir de 2 anos em atividades de educação ambiental, Pollyana Andrade afirma que os benefícios do envolvimento dos pequenos com a sustentabilidade vai além da questão ambiental.
“A gente percebe não só a melhora da criatividade, mas também o envolvimento das famílias. As crianças desenvolvem o conhecimento do que é reciclável e isso fica muito claro porque elas vão trabalhar com esses materiais”, explica Pollyana.





Atividade de educação ambiental
Instituto Insidefor
Recicláveis são utilizados em atividade
Instituto Insidefor
Maquete de para educação
Instituto Insidefor
Maquete é utilizada para trabalhar conceitos de educação ambiental
Instituto Insidefor
Crianças em atividade com material reciclável
Instituto Insidefor
Sem vinculação direta com escolas, o projeto é realizado em Brasília e com crianças de comunidades ribeirinhas do Piauí. A educação ambiental é trabalhada basicamente pelo desenvolvimento de projetos sobre recursos naturais do País e contação de histórias. A iniciativa é do Instituto Insidefor.
O Ministério da Educação (MEC) respondeu em nota ao Metrópoles que no que diz respeito à educação básica, “sua função é de coordenador da política, ao atuar de modo supletivo, apresentando ações de apoio às redes. Este apoio pode ser técnico ou financeiro”. Sendo assim, o órgão age por meio do oferecimento de formações continuadas com o tema de educação ambiental para profissionais da educação.
Desde o lançamento do Censo 2024 pelo Inep, o Metrópoles tem analisado os dados gerais e os microdados observando pontos como educação integral, contratos temporários de professores, distribuição da educação profissional e a disponibilidade de bibliotecas nas unidades de ensino.
Outros números do Censo
O Brasil tem 47.088.922 estudantes matriculados. O número representa uma redução de 0,4% em relação a 2023. Conforme o levantamento atual, há 9.517.832 alunos em unidades privadas, o que representa pouco mais de 20% do total.
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A educação infantil, que compreende creche e pré-escola, conta com 9.491.894 estudantes. Os demais estão no ensino fundamental (26.002.356), ensino médio (7.790.396), educação profissional (2.576.293), educação de jovens e adultos (EJA) (2.391.319) e educação especial (2.076.825). A soma das matrículas supera os 47 milhões de alunos porque um mesmo aluno pode pertencer a mais de uma modalidade, como ensino médio e educação especial, por exemplo.
Em todo o país, são 179.286 estabelecimentos de ensino. O ensino fundamental é a fase que possui mais unidades, com 120.935, seguido pela educação infantil, com 114.576.