Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Vacina contra gripe vai atender todos os grupos prioritários em VG

Vacina contra gripe vai atender todos os grupos prioritários em VG

Várzea Grande vai contemplar todos os grupos prioritários na vacinação contra a influenza. Em princípio, o Município estaria vacinando apenas os grupos de gestantes, idosos e crianças de seis meses a cinco anos de idade, porém, o Ministério da Saúde determinou a vacinação para todo público-alvo.

 

A informação foi repassada nesta segunda-feira, 31, pela gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, destacando que a vacinação em Várzea Grande será aberta nesta terça-feira, 1º de abril, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Conforme o Ministério, os grupos prioritários compreendem: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

 

“Várzea Grande recebeu até o momento 6.200 doses do imunizante e deve receber, no decorrer dos meses subsequentes, mais doses da vacina para atender a toda população”, destacou a gerente.

 

A influenza é causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).

 

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo levar ao óbito.

 

“A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

 

Ela reforça a necessidade de a população se precaver para o período sazonal quando os vírus respiratórios circulam com maior incidência, para evitar agravos e óbitos. “Temos limitação de leitos hospitalares e a prevenção será sempre o melhor remédio”, alertou a secretária.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Edital do concurso da Seduc com 1.500 vagas para professores é publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, em edição extra do Diário Oficial desta…

Senado avança em projeto que pode reduzir imposto para produtores rurais

Um projeto de lei que propõe mudanças no cálculo do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural…

Homem vindo de Curitiba desaparece em troca de ônibus em Cuiabá

O Núcleo de Pessoas Desaparecidas do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) faz…